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15 Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, não fazer

Mais que lidar com a complexidade do desafio é lidar com a mudança.

Image by © Tim Davis/CORBIS

por Gustavo Paulillo em agendor.com.br

Em um ambiente competitivo em que os produtos estão sempre mais comoditizados, as marcas se tornam cada vez mais a expressão de uma experiência que melhora ou não a vida das pessoas.

Neste contexto, os serviços prestados e o contato com as equipes (pessoas que você lidera) têm se tornando os grandes diferenciais das empresas líderes.

Para enfrentar esse cenário, as dicas de liderança não poderiam ser mais claras: supere a indiferença de suas equipes no atendimento e saiba enfrentar as mudanças frequentes no mercado, oferecendo o melhor para seus clientes.

Para ilustrar estas conclusões e dar, em seguida, uma lista prática de 15 dicas para o líder que quer atuar com eficiência, juntamos uma série de dados de pesquisas que gostaríamos de compartilhar com você.

Dados sobre liderança de equipes:

Bons líderes inspiram e promovem a capacitação das equipes.

Pesquisa da Delloite

Quais são os fatores mais críticos para o sucesso da empresa? (era permitido apontar mais de uma alternativa):

  • 76% Desenvolvimento de lideranças
  • 72% Gerenciamento de talentos
  • 72% Criação de uma cultura de alta performance

Como se vê, as empresas consideram que os líderes precisam se desenvolver mais e, além disso, gerenciar melhor seus talentos e incentivar as equipes a terem um desempenho superior.

Pesquisa da KPMG

  • 91% consideram que os líderes não atuam o tempo todo alinhados com a visão e os valores da empresa.
  • 70% acreditam que poucos líderes são vistos como justos e inspiradores.

Neste caso, fica claro que ou a organização não transmite corretamente seus valores e visão, ou que o líder não acredita neles. Além disso, as lideranças têm falhado em serem exemplos para suas equipes e promover seu desenvolvimento.

Pesquisa Pricewaterhouse Coopers

Competências mais importantes para um executivo:

  • 88% Flexibilidade para mudanças
  • 88% Liderar e desenvolver pessoas
  • 87% Espírito colaborativo
  • 85% Criatividade e inovação
  • 85% Antecipar e administrar riscos

Esta pesquisa evidencia mais uma vez que o papel do líder vai além de comandar e delegar tarefas, ele deve estar apto a entender e implementar mudanças.

Para isso, deverá desenvolver sua equipe em busca de novas competênciaspara serem empregadas nos novos cenários, auxiliado pela criatividade, inovação e pelo espírito de equipe.

A conclusão final é que uma lista de dicas de liderança seria extremamente extensa e complexa… mas vamos passar alguns conceitos principais e, na sequência, uma lista prática de dicas para liderar.

O líder deve estar apto a entender e implementar mudanças.

Atitudes essenciais do líder moderno:

  • Estar antenado com as mudanças do mercado.
  • Promover a mudança de atitudes necessárias para sua equipe atender ao “novo consumidor”.
  • Fazer planos com antecedência, não “em cima da hora”.
  • Ter capacidade de mobilizar a equipe para executar seus planos e obter resultados.
  • Estimular atividades de trabalho em equipe.
  • Proporcionar treinamento e desenvolvimento pessoal.
  • Desenvolver maneiras de integrar as equipes para aproveitar mais “sinergia”.
  • Ter um senso de prioridade e passá-lo ao grupo: o que é importante se realizar primeiro?
  • Cumprir os programas de avaliação de desempenho, definindo as metas de melhoria.
  • Dar os feedbacks necessários para pessoas e equipes, para que saibam o que está dando certo e o que é preciso melhorar.

Liderar é prever as mudanças e preparar o grupo para enfrentá-las.

Para transformar essas atitudes mais conceituais em verdadeiras dicas de liderança que você possa usar no dia a dia, fizemos um lista mais pragmática e objetiva, confira!

15 Dicas de liderança

Muitas vezes, algumas atitudes do líder são mais negativas do que positivas e devem ser evitadas. Por esse motivo, dividimos nossas dicas de liderança em 2 partes: o que fazer e o que não fazer.

Dicas de liderança, o que você deve fazer sempre:

Aceitar sugestões, opiniões e ideias
Depois analisá-las e dar feedback sobre porque aceitou ou não. Isso tornará sua equipe cada vez mais inovadora e criativa, além de transparecer sua tolerância e mente aberta.

Saiba o que o grupo espera de você
Será que sua equipe quer apenas que você delegue funções e controle seu desempenho? Do que mais eles precisam? Capacitação, coaching, integração, feedbacks mais claros, desafios mais inspiradores, reuniões mais frequentes, entender a missão da empresa, te conhecer melhor? Converse com a equipe e descubra do que eles sentem falta.

Entenda o perfil de cada colaborador
Diferentes perfis de pessoas levam a diferentes desempenhos em funções e tarefas diversas. Existem 4 perfis básicos: Analíticos, influenciados pela lógica e dados objetivos; Empreendedores, motivados pelo desafio; Expressivos, tem um ideal criativo e visionário que querem alcançar e também inspirar nas pessoas; e os Integradores, que adoram integrar as pessoas e cultivar relacionamento. Para cada um, uma tarefa e um desafio diferente!

Seja o exemplo
Se você exige pontualidade, seja o primeiro a chegar. Se acha que a equipe deve dominar o inglês, seja capaz de falar muito bem esse idioma, se acredita que falta conhecimento técnico no grupo, capacite-se você também nessa área. É claro que você não pode dominar todos os assuntos, pois é para isso que existe uma equipe multidisciplinar e a delegação de tarefas. Mas é preciso dar o exemplo. Nada pior que um líder que não inspira a confiança de seus liderados.

Aja com equilíbrio
Não apenas equilíbrio emocional, mas equilíbrio ao elogiar bons desempenhos ou criticar erros, equilíbrio financeiro ao distribuir premiações ou definir orçamentos, equilíbrio ao delegar tarefas, sem favorecer alguns se não houver motivos lógicos e concretos para isso. Lembre-se: não é à toa que o símbolo da justiça é uma balança.

O líder deve ser um exemplo para seus liderados.

Dicas de liderança, o que não fazer:

As negativas sempre são mais fácies de entender:

  1. Nunca assuma as obrigações que delegou a alguém.
  2. Nunca critique em público.
  3. Nunca perca o equilíbrio emocional.
  4. Nunca use o poder do cargo para liderar.
  5. Não trate seus colaboradores como peças que podem ser substituídas.
  6. Nunca se envolva emocionalmente com um funcionário.
  7. Não estipule metas inatingíveis.
  8. Não ignore a vida pessoal dos indivíduos.
  9. Não esqueça de você, de sua família e de seus amigos.
  10. Não abandone seus sonhos.

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