Consultoria de Gestão por Competências

Objetivos

Ativar modelo e política de gestão de pessoas por competências, visando garantir o alinhamento das competências das pessoas aos requisitos de competências do negócio e da estratégia definida para a organização.

Ajustar todas as funções de gestão de pessoas ao modelo de competências, da seleção à promoção, da avaliação ao reconhecimento, da formação à capacitação continuada, da gestão de talentos à gestão da sucessão.

1. Implantação de política de gestão de pessoas por competências

Ativar política de gestão de pessoas baseada na avaliação de desempenho coletivo e individual e reconhecimento do mérito, com desenvolvimento continuado e alinhado ao plano de carreira da organização e à estratégia definida.

2. Recrutamento e seleção

Ativar modelo de seleção externa e interna por competências para todos os provimentos, efetivos ou não, de livre nomeação ou não, com base em critérios de competências técnicas e gerenciais previamente definidos.

3. Banco de talentos

Ativar a utilização de banco de talentos com o cadastro de educação formal, conhecimentos com nível de proficiência e outras aptidões.

4. Avaliação de desempenho por competências

Ativar avaliação de desempenho e de resultados coletivos e individuais com base em critérios claros de produtividade e de qualidade dos serviços prestados, de forma comparativa com outras unidades e organizações similares.

5. Capacitação

Ativar programas de capacitação inicial e continuada distintos para as diversas carreiras, famílias de cargos, requisito de complexidade das atividades, e outros.

6. Trilhas de desenvolvimento

Ativar trilhas de desenvolvimento baseadas na carreira em Y, nos níveis da carreira, na complexidade das atribuições dos cargos e funções e investimento no potencial das pessoas.

7. Ascensão profissional

Ativar promoção por antiguidade e merecimento com base em pontuação gerada na avaliação e indicação para assumir cargos ou funções de maior complexidade.

8. Movimentação de pessoas

Ativar modelo de movimentação lateral prevendo concursos de remoção anuais e imediatos à divulgação dos resultados da avaliação de desempenho coletivo das unidades e ao ajuste na sua dotação, em função do aumento ou redução do volume de trabalho.

9. Recompensa

Ativar política de recompensa coletiva e individual pelo alcance de resultados negociados previamente em acordos coletivos e de equipe e nos acordos individuais dos Planos de Desenvolvimento Individual – PDI.

10. Certificação de competências

Definir processo periódico de certificação de competências aberto para os públicos interno e externo para certificação de competências técnicas e gerenciais, visando prover banco de gestores e de sucessores suficiente e qualificado para atender à rotatividade de pessoal.

Entre em contato

Entre em contato