A escassez é o fermento da criatividade

em hsm.com.br

Criatividade, abertura para aprender e para as pessoas estão entre os ingredientes do sucesso de Alexandre Tadeu da Costa, criador da Cacau Show.

Para comemorar a abertura da milésima loja da rede que iniciou, Alexandre Tadeu da Costa lançou, em 2010, o livro Uma trufa e… mil lojas depois (ed. Alaúde), em que conta a história da Cacau Show e a sua própria. Hoje, a rede que quer ser a melhor e a maior em chocolates finos do mundo já conta mais de 1.300 lojas franqueadas em quatro formatos e faturamento de R$1,5 bilhão.

A Cacau Show iniciou suas atividades em 1998, e a abertura de lojas em formato padrão teve início em 2001. Três anos depois, foi adotado o sistema de franchising. O público que estará presente no Fórum HSM Estratégia 2013, a ser realizado em 11 e 12 de junho, em São Paulo, poderá conhecer mais sobre a história e a filosofia que norteia esse crescimento durante a palestra do fundador da rede.

Quando dirigia um automóvel Fusca, em 1988, para distribuir chocolates pelas padarias e supermercados da cidade, Costa não poderia imaginar que um dia seria considerado o Empreendedor do Ano de 2011, segundo levantamento realizado pela Ernst & Young Terço. Hoje, Costa almeja que a marca Cacau Show transcenda sua figura e faça parte do cotidiano das pessoas, conforme declarou à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Desse começo com orçamento apertado, emergiu muita criatividade. Em entrevista concedida à revista HSM Management, Costa recordou que a empresa possuía apenas uma máquina e nenhum dinheiro. Por isso, a assistência técnica era sempre acionada para fazer adaptações de maneira que conseguissem produzir tudo o que entendiam ser necessário.

Diferente de fabricantes belgas, a Cacau Show comercializa de massa do cacau a produto acabado em todos os tipos de tecnologia possíveis. “Não temos medo da complexidade”, afirma Costa, que ressalta: “A criatividade nasce da escassez”, afirma Costa.

Nesse clima, também nasceram as primeiras embalagens do chocolate, desenvolvidas por um amigo do fundador e por ele próprio em um Macintosh de segunda mão. Contratar um estúdio de design seria algo muito oneroso naquele tempo.

Atributos de um empreendedor

Recursos criativos como os de Costa combinam com o homem que considera que o empreendedor não pode ter medo de errar. Tem de tentar sempre e ter iniciativa.

“Sempre vejo as pessoas reclamarem da falta de oportunidades, dizendo que a vida é injusta ou que simplesmente as coisas não acontecem para elas. Isso me faz levantar uma questão muito simples: o que você faz para sua vida ser do jeito que é? Você está correndo atrás dos seus sonhos e objetivos? Ou é como aquela pessoa que quer ganhar na loteria, mas nunca joga?”, indaga o empreendedor no site da rede, em área destinada às “dicas do presidente”.

Ele tem vocação para protagonista, mas, em sua visão de mundo, a humildade está presente, no sentido de reconhecer que nunca sabe o bastante. “Quando sabemos com clareza aonde queremos chegar, fica bem mais fácil focar no que é de fato importante. Estabelecer metas arrojadas e associá-las a prazos é fundamental para o crescimento”, ensina em entrevista concedida à Exame. Para ele, os obstáculos que se encontram no caminho são “o tempero que ressalta o sabor das conquistas”.

Entre os conselhos que costuma dar aos empreendedores, está entender qual é seu papel em cada momento. “A gente tem de saber se desapegar de um e se preparar para outro”, disse à HSM Management.

Hoje, seu papel é o de inspirar e formar as pessoas. Aliás, Costa deixa claro que empreendedor precisa, além de gostar de trabalhar duro, gostar de pessoas, pois só assim se pode compreender o que elas querem.

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